Devocional 02 – E se tudo ir mal?

Foto por Engin Akyurt em Pexels.com
E se tudo ir mal? – Devocional Habacuque

O livro de Habacuque é curtinho e mostra que ele tinha uma relação bem direta e sincera com Deus.

Logo no começo ele fala com Deus: 

Até quando Senhor, clamarei por socorro sem que tu ouças? Até quando gritarei “Violência!” sem que tragas salvação? Porque me fazes ver a injustiça e contemplar a maldade?” (Hc 1.1-3)

Habacuque estava falando sobre o que estava acontecendo em Israel, sobre o povo ter se afastado de Deus, do pecado, da corrupção e todas as coisas ruins que estavam acontecendo.

Hoje talvez você esteja pensando e falando isso com Deus:

Senhor até quando eu vou orar e o Senhor não vai me ouvir?

Olha esse corona vírus, olha esse governo, olha o governo passado, olha essas pessoas egoístas na rua, olha as pessoas que não estão tendo renda por não poderem sair de casa, olha essa perseguição no serviço, olha essa situação no meu casamento, olha o meu desemprego… Até quando Senhor?

Sabe qual a resposta de Deus para Habacuque? (Foi mais ou menos assim, rs)

Os babilônicos vão dominar isso tudo aí, e olhaaa eles são cruéis, são fortes, são impetuosos, poderosos, zombam de reis e de cidades fortificadas, conquistam as cidades assim como ‘passa o vento’ e prosseguem.

Habacuque inicia um segundo questionamento (imagino que com um frio na espinha), fazendo algumas perguntas a Deus:

“Como assim Senhor? Seus olhos não podem ver o mal, como isso vai acontecer comigo, com o teu povo? Os inimigos vivem uma vida de maldade, são terríveis, vivem na impiedade…

Mas chega um momento em que Habacuque para de questionar e fala algumas coisas como:

“Ficarei no meu posto de sentinela“, “Tomarei posição sobre a muralha e Aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e qual resposta terei à minha queixa.”

E para os problemas de hoje? E para o que você está vivendo hoje? Qual a sua postura? Você vai questionar, murmurar e reclamar ou fará como Habacuque: Fazer o que precisa ser feito, ficar no seu posto de sentinela, orar, ajudar, encorajar as pessoas, falar a respeito de quem Deus é e o que Ele fez por nós, oferecer pra ajudar algum necessitado, ajudar aqueles que estão perto de você da maneira como pode e enquanto isso aguarda a resposta e a solução de Deus? 

O Senhor responde a Habacuque dizendo que  no tempo certo as coisas aconteceriam, os maus (representados pelos babilônios) pelas suas ações e desejos seguiriam um caminho de morte, e os justos (o remanescente de Israel), pela fé, tomariam um caminho de vida e vitória. 

Deus fala com Habacuque:

Olha Habacuque, pode escrever, esse tempo vai passar, pode ser que demore, não significa que eu não esteja no controle, ou não esteja trabalhando, pode demorar, mas não vai atrasar. No momento certo vai acontecer.

Até que então Habacuque faz sua oração final, meio que em forma de música, como um salmo e em determinado momento ele fala:

Ainda que a figueira não floresça, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, e não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor, e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha fortaleza […]” (Hb 3.17-19)

Esse trecho é lindo demais porque é Habacuque falando: aconteça o que acontecer, ainda assim eu me alegrarei no Senhor. No Deus que está no controle de todas as coisas, no Deus que cuida de mim, no Deus que não me abandona, podem vir momentos difíceis, a safra pode falhar, posso passar aperto com diminuição da comida, pode ser que fique sem ter como trabalhar com os bois, como fazer minhas roupas com a lã das ovelhas, mas independente disso me alegrarei no Senhor, minha esperança está totalmente nEle e nEle me exultarei, Ele é a minha fortaleza, minha segurança não está em quem eu sou, no meu emprego, na minha reserva financeira, na minha saúde, minha segurança está no Deus que é o mesmo ontem, hoje e para sempre!

O objetivo dessa palavra é nos fazer pensar e refletir como está nossa fé? Onde está nossa esperança? Pode ser que tudo vá bem, mas pode ser que tudo vá mal, e caso as coisas piorem, deixarei de me exultar, confiar e alegrar no Senhor?

Que nossa postura seja como de Habacuque, sinceridade com Deus, esperar a resposta dEle, e ainda que demore ou que as coisas não forem da forma como queremos!

Que possamos confiar e nos alegrar nEle, pois o nosso alvo é eterno, nossa vida caminha para a eternidade e é lá onde nossos olhos devem estar fitos!

Que Deus nos abençoe e que tenhamos a paz que vem dEle!

Um abraço a todos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: