Por quê e como fazer um momento Devocional?

Deus nos criou como seres relacionais, nos relacionamos tanto com Criador quanto com a criação. Você tem se importado em ouvir a voz de Deus?

Foto por Oladimeji Ajegbile em Pexels.com

Ao observarmos a palavra de Deus vemos que Deus nos criou à sua imagem (Gn 1.27), isso por si só já nos dá um indício de que seríamos seres relacionais, pois Deus o assim é. Além disso podemos também observar nos capítulos 2 e 3 de Gênesis que fomos feitos para nos relacionar com a criação e com Ele próprio. É bem verdade que a queda afetou todo nosso ser e a nossa relação com Deus e a criação, mas também é verdade que em Cristo temos a solução desse problema (certamente falaremos disso em alguns dos próximos posts).

Reflexão: se fomos criados para ouvir a voz de Deus e não fazemos isso, algo não estará completo, não é mesmo? Incompletos! É assim que nos sentimos quando não nos relacionamos com Deus.

Mas como podemos nos relacionar diariamente com Deus? Como podemos ouvir a sua voz?

Ouvimos a voz de Deus através da revelação que Ele mesmo deixou para nós, ou seja, através das escrituras, através da leitura da Bíblia. Nela descobrimos quem Ele é e o que espera de nós, através dela somos consolados, exortados, animados, corrigidos, alegrados e muito mais. Por isso devemos ter uma vida devocional.

Obs.: Aqui não estamos falando de uma leitura para estudo ou investigação profunda do texto bíblico, que também é importante, mas não é o que queremos tratar aqui. Estamos falando do “feijão e arroz” da nossa fé, do nosso alimento diário, daquilo que realmente nos sustenta.

“Eu não tenho esse hábito, e agora?”ou “Nunca fiz isso, como posso fazer?”

Vamos te ajudar com isso! Na verdade é algo muito simples de se fazer, temos 4 passos, sendo que um leva ao outro:

  • Leitura;
  • Meditação;
  • Oração;
  • Contemplação.

O importante é que antes de começar você separe um tempo para para isso, 20 a 30 minutos. Sem internet, redes sociais ou outra distrações, escolha um lugar calmo e confortável para que você possa a fazer a leitura. Antes de ler deixe de lado sua postura crítica, acadêmica, analítica e se coloque em atitude de expectativa, de ouvir a voz de Deus, uma postura humilde, deixando Ele mesmo – através do texto – conduzir esse momento.

Leia o texto calmamente e permita que a palavra de Deus flua, se estiver lendo o Salmo 23, por exemplo, imagine o pasto verde e tranquilo por onde o pastor cuida das suas ovelhas. Essa forma de deixar o texto te conduzir através da imaginação, de se colocar no cenário, de se permitir “entrar”dentro do texto, é o que chamamos de meditação. Se estivermos com pressa, incomodados, querendo fazer desse tempo só mais um risco de tarefas concluídas e voltar logo para o trabalho, para o streaming ou para as redes sociais nada disso fará sentido.

Se a leitura devocional é algo que precisa ser feito como mais um item em nossa apertada agenda diária, perdemos o significado da devoção que nos leva à meditação.

Ricardo Barbosa de Souza

A meditação no pastor que cuida das ovelhas (ou outros textos e cada um à sua maneira), nos leva a querer falar com esse pastor, nos leva a querer falar com Deus e isso nos leva à oração. Na oração iremos conversar com Deus, apresentar as nossas vidas, nossas dúvidas, nossas preocupações, pediremos o seu cuidado, pediremos que nosso caráter seja transformado e tantas outras coisas que podem ser ditas e apresentadas. A partir desse momento quando nos colocamos totalmente diante de Deus é a hora de ficarmos em silêncio e contemplar o fato de que Deus cuida de você, é momento de agora ouvir Ele falar, nesse momento muitas vezes você vai sentir o coração transbordar de paz, vai sentir a necessidade de mudar algo, vai entender algo que ainda não tinha entendido… é o momento em que Deus falará e moldará sua vida.

Pode ser que seu primeiro dia não seja assim tão espetacular, ou pode ser que já seja algo extraordinário. Cada um terá sua experiência, mas lembre-se de uma coisa: todo relacionamento pessoal exigirá de nós tempo, esforço e dedicação. A sua leitura diária o levará a um relacionamento profundo e de intimidade com Deus! E isso é a base da nossa vida! Isso te completará, pois foi para exatamente isso que você foi criado!

Que Deus nos abençoe! Um abraço!

PS: Pra quem gosta de algo visual, abaixo uma imagem que usamos no nosso pequeno grupo para auxiliar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: